Uma coisa curiosa sobre pessoas ansiosas é que elas estão sempre rodeadas de pessoas não ansiosas, zen, relax, "tá tudo muito bem tudo muito bom". É, portanto, bastante comum que elas estejam o tempo todo ouvindo variações de frases como: "calma", "não exagere" e "você PRECISA relaxar". Logicamente elas estão tentando ajudar e não sabem o quanto certas frases não apenas magoam como geram ainda mais desespero no ansioso. Então as dicas abaixo, mais do que para você ansioso, são para você que TEM um ansioso(a) na sua vida.
#1. A pessoa ansiosa SABE que é ansiosa. Você não precisa lembrá-la disso a todo momento ou em toda situação que ela te apresente (muitas vezes...
[Leia mais]Uma coisa curiosa sobre pessoas ansiosas é que elas estão sempre rodeadas de pessoas não ansiosas, zen, relax, "tá tudo muito bem tudo muito bom". É, portanto, bastante comum que elas estejam o tempo todo ouvindo variações de frases como: "calma", "não exagere" e "você PRECISA relaxar". Logicamente elas estão tentando ajudar e não sabem o quanto certas frases não apenas magoam como geram ainda mais desespero no ansioso. Então as dicas abaixo, mais do que para você ansioso, são para você que TEM um ansioso(a) na sua vida.
#1. A pessoa ansiosa SABE que é ansiosa. Você não precisa lembrá-la disso a todo momento ou em toda situação que ela te apresente (muitas vezes apenas como um desabafo). Você gostaria que a todo momento seu amigo ansioso ficasse destacando ou jogando na sua cara a sua característica que mais te faz sofrer?
#2. Ninguém escolhe ser ansioso. Simplesmente é algo que se é e não se pode controlar (principalmente quando se está no meio da crise!). Dizer ao ansioso "relaxe" é a mesma coisa que dizer a um baixinho "cresça" ou "pare de ser tão baixinho".
#3. Em muitos momentos, especialmente quando se perde o controle físico da situação, a sensação real é de que tudo irá para o brejo. Por outro lado, o fato do ansioso não estar surtando fisicamente o tempo todo não significa que seja menos sofrido em sua cabeça, então não piore tudo colocando a culpa no ansioso por não conseguir controlar algo que simplesmente está fora de seu alcance.
#4. Pergunte o que você pode fazer para ajudar durante uma crise de ansiedade. Enquanto algumas pessoas só precisam de um abraço, outras preferem que você dê espaço para elas respirarem. Você sabe: cada pessoa é de um jeito, por isso não existe uma fórmula mágica, é preciso perguntar – se for antes da crise, melhor ainda.
#5. Nunca, jamais, diga "quando você relaxar tal coisa vai acontecer" (a tal coisa sendo o objeto da ansiedade em questão). Isso é exatamente o mesmo que dizer: "nunca vai dar certo!" Todo ansioso está careca de saber que é ansioso e a maioria também está careca de tentar não ser ansioso e provavelmente já foi atrás dos mais variados métodos para controlar sua ansiedade e ainda não conseguiu, justamente porque o tentar controlar a ansiedade só o torna mais ansioso.
#6. Entenda que situações que parecem simples e fáceis no seu dia-a-dia podem ser difíceis para um ansioso. Falar em público, atender o telefone, ser apresentado para alguém... Não é porque isso pode ser fichinha para você que não pode ser difícil para a outra pessoa.
#7. Se o ansioso da sua vida falou para você que ele não está mais ansioso provavelmente ele está mentindo pois está de saco cheio de ouvir críticas quanto à sua ansiedade. Então não ache que "seus conselhos deram certo". Ele simplesmente cansou de ser julgado o tempo todo.
#8. Ser ansioso não é necessariamente de todo ruim: ansiedade pode tornar a pessoa mais atenta, organizada e capaz de realizar muito. Claro que, em níveis patológicos, esses sentimentos devem ser tratados com carinho e atenção, mas deixe a parte mais "técnica" para os gurus, profissionais de saúde e, se for o caso, os psicotrópicos.
Créditos: Com informações tiradas do The Huffington Post.