O Parque da Ciência consiste em um centro interativo de divulgação científica e tecnológica vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com o objetivo de promover a compreensão pública do conhecimento onde Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura integram-se em um cenário propício a reflexões e descobertas.
O acervo é pautado por 4 grandes temas: Universo, Cidade, Energia e Biodiversidade, alocado em 5 pavilhões temáticos:
Introdução - Promove um primeiro contato entre o visitante e a Ciência. O acervo predominante remete à Cosmologia e à Filosofia.
Cidade - A cidade como espaço de produção da Ciência, de transformação, de lutas e de convívio....
[Leia mais]O Parque da Ciência consiste em um centro interativo de divulgação científica e tecnológica vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com o objetivo de promover a compreensão pública do conhecimento onde Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura integram-se em um cenário propício a reflexões e descobertas.
O acervo é pautado por 4 grandes temas: Universo, Cidade, Energia e Biodiversidade, alocado em 5 pavilhões temáticos:
- Introdução - Promove um primeiro contato entre o visitante e a Ciência. O acervo predominante remete à Cosmologia e à Filosofia.
- Cidade - A cidade como espaço de produção da Ciência, de transformação, de lutas e de convívio. Sua exposição enfoca as transformações da paisagem, a diversidade cultural, o planejamento e a gestão do espaço urbano. Abriga a Sala 3D Milton Santos, espaço que homenageia um dos ícones da Geografia brasileira e mundial.
- Energia - As formas da energia, os processos de transformação e os impactos do desenvolvimento científico tecnológico integram a espinha dorsal deste pavilhão, o qual também encerra o Planetário Indígena, um dos pioneiros na divulgação da Etnoastronomia Indígena brasileira.
- Água - A água como fonte da vida, biodiversidade e impactos ambientais constituem os principais elementos deste pavilhão. Merece destaque também, o Laboratório de Química, espaço para a realização de experiências e demonstrações
- Terra - Recursos renováveis e não-renováveis, mineração e o micromundo são os tópicos mais presentes, bem como os relacionados à Botânica, fruto da presença do Herbário Iraí.
O Parque da Ciência integra o complexo Newton Freire Maia, juntamente com o Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia e o Campus Cinema da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná.
Situado na Área de Proteção Ambiental do Rio Iraí, cujo reservatório é responsável pelo fornecimento de água potável à aproximadamente 25% da população de Curitiba e Região Metropolitana. Implantado nas dependências de um antigo parque de exposições agropecuárias, seu acervo envolve diversos experimentos, painéis, maquetes, recursos audiovisuais e outras ferramentas que conduzem o visitante a uma viagem instigante pelo conhecimento.
Conta com uma equipe multidisciplinar composta por educadores e acadêmicos das diversas áreas, cuja atuação visa mediar a relação entre o público visitante e o acervo, sempre se pautando pelos princípios da interdisciplinaridade, contextualização e da interatividade.
LOCALIZAÇÃO:
ESTRADA DA GRACIOSA 7400 - KM
JARDIM BOA VISTA - PINHAIS/PR
CEP: 83.327-000
Tel: (41) 3666-6156
Créditos: fotos e informações obtidas no site do Museu