Devido à necessidade de correr de predadores, caçar, nadar e coisas do tipo, com o tempo essas atividades físicas tornaram-se modalidades populares e, enfim, acabaram se transformando em atividades de lazer e competições.
Há relatos de que o primeiro esporte moderno praticado no Brasil foi o turfe, que pode ser considerado como uma corrida de cavalos, na cidade do Rio de Janeiro. O turfe data seu início em meados de 1810, e era organizado pelos comerciantes ingleses na Praia de Botafogo. Porém bem antes disso diversos esportes já eram praticados pelos povos indígenas, como arco e flecha, canoagem, entre vários outros. É claro que na época não eram considerados...
[Leia mais]Devido à necessidade de correr de predadores, caçar, nadar e coisas do tipo, com o tempo essas atividades físicas tornaram-se modalidades populares e, enfim, acabaram se transformando em atividades de lazer e competições.
Há relatos de que o primeiro esporte moderno praticado no Brasil foi o turfe, que pode ser considerado como uma corrida de cavalos, na cidade do Rio de Janeiro. O turfe data seu início em meados de 1810, e era organizado pelos comerciantes ingleses na Praia de Botafogo. Porém bem antes disso diversos esportes já eram praticados pelos povos indígenas, como arco e flecha, canoagem, entre vários outros. É claro que na época não eram considerados atividades esportivas, visto que sua utilização era pela necessidade e utilitarismo. Também no Brasil Imperial (1822 - 1899) surgiu a capoeira, trazida pelos africanos.
Institucionalmente, a história do esporte brasileiro teve início em 1937, com a criação da Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura.
Créditos: Com informações tiradas do Portal Educação